Como o Acquaí Park sai na frente promovendo atitudes
sustentáveis em sua obra
A Airy Hotels&Leisure tem um histórico de empreendimentos sustentáveis, inclusive aqui, na Paraíba.
A Reserva do Abiaí, na cidade de Pitimbu, tem cerca de 1 milhão de metros quadrados de área e mantém, desde sua construção, diversas medidas de controle e recuperação ambiental previstas nos Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no Relatório de Impacto Ambiental (Rima) em busca da preservação dos recursos naturais, através da proteção das Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal, do enriquecimento da vegetação nativa, da realização do plantio de mudas florestais nas áreas de manguezais e ações de educação ambiental.
NOSSOS
PROJETOS
ALBA CABELLO – CEO Airy Hotels&Leisure
“Enquanto empresária, cada atitude tomada, por menor que seja, tem um potencial de gerar grandes impactos. E é por isso que o aspecto ambiental sempre esteve no radar quando decidimos construir (…). Eu participo pessoalmente da escolha de cada parceiro para ter certeza de que estão alinhados ao nosso propósito de desenvolver empreendimentos que sejam sustentáveis, que respeitem os limites do meio ambiente e que possam estar integrados ao verde e isso se reflete em tudo que já erguemos. Com o Acquaí Park não será diferente, estamos tomando cada passo com todo o cuidado e responsabilidade que um projeto desse porte exige.”
UM MOMENTO NOVO
euzivan Lemos
Geógrafo consultor da obra Acquaí Park
“Quando a gente escuta que esses projetos estão sendo executados sem preocupação, a gente tenta mostrar a realidade, o plano de fauna, os relatórios exigidos pelos órgãos ambientais. E todo esse material é de acesso público.”
Nas décadas passadas, quando os primeiros parques aquáticos foram construídos no Brasil, as discussões sobre os cuidados sustentáveis ainda não tinham tomado forma. Essas são falhas que não podem acontecer novamente e que nos trazem detalhes importantes sobre os impactos gerados à natureza e principalmente, sobre como tomar as decisões certas para fazer diferente.
Na construção do Polo Turístico Cabo Branco, todos os cuidados para manter o equilíbrio da fauna e flora foram tomados para reduzir e compensar os impactos ambientais.
BOULEVARD DOS IPÊS
rÔMULO POLARI
Presidente da CINEP
“Quando o assunto é responsabilidade ambiental e sustentabilidade, o Polo Turístico Cabo Branco também é referência. O Complexo Turístico possui todas as licenças ambientais necessárias e já conta com o Batalhão da Polícia Ambiental, assim como terá o Batalhão de Apoio ao Turista e a Sede Administrativa de Unidade de Conservação. Além disso, o Governo do Estado firmou uma parceria com o Instituto Federal da Paraíba para restauração ecológica dos corais e promoção do turismo sustentável, através do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar). O programa prevê a instalação de recifes artificiais marinhos, museus subaquáticos e a restauração ecológica dos corais do Estado.”
CORREDOR ECOLÓGICO
João Pessoa é uma das “Cidades Árvores do Mundo”, título concedido à cidades comprometidas em garantir e gerenciar sustentavelmente a manutenção das florestas e árvores urbanas. E essa preocupação ambiental precisa ser mantida.
A compensação ambiental também será executada por meio da criação de um corredor ecológico que promove a ligação entre áreas fragmentadas, garantindo o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre essas áreas.
CORREDOR ECOLÓGICO
João Pessoa é uma das “Cidades Árvores do Mundo”, título concedido à cidades comprometidas em garantir e gerenciar sustentavelmente a manutenção das florestas e árvores urbanas. E essa preocupação ambiental precisa ser mantida.
A compensação ambiental também será executada por meio da criação de um corredor ecológico que promove a ligação entre áreas fragmentadas, garantindo o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre essas áreas.
Mas as atitudes de compensação não param por aí
além do reflorestamento das áreas, serão executados:
- Recuperação de taludes da Rodovia PB-008
- Restauração dos fluxos dos Rios Jacarapé e Aratu
- Implantação de Corredor Ecológico entre os Parques Estaduais de Aratu e Jacarapé
- Criação do Parque Estadual das Trilhas com mais de 570 mil hectares através (Decreto Estadual n.º 37.653/2017)
VINTE MILHÕES INVESTIDOS
Os investimentos destinados a implementações de medidas ambientais e sustentáveis no Polo Turístico Cabo Branco giram em torno de R$20 milhões, valor previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Ministério Público Federal e o governo do estado da Paraíba.
Esse acordo prevê a implantação de medidas ambientais compensatórias que envolvem o cercamento do Parque Estadual das Trilhas e a revitalização de área ocupada na Praia de Jacarapé, além da construção de uma escola de gastronomia com foco em formação técnica próxima à comunidade Aratu, dentro do Parque Estadual das Trilhas. O objetivo é qualificar a comunidade local para trabalharem nos empreendimentos do Polo Turístico.
Na obra do Acquaí Parks&Resorts, decidimos manter mais verde do que o previsto, destinando à área de preservação permanente cerca de 40% da área total do projeto.
Além de executarmos planos rigorosos de afugentamento, resgate e translocação de fauna silvestre e acompanhar as atividades de compensação ambiental.
Nossa obra também toma outros cuidados sustentáveis, como o reuso de água, uma prática que visa reutilizar a água para reduzir o consumo de água potável, minimizando o impacto ambiental.
Também priorizamos a contratação de fornecedores locais, o que além de ser um grande apoio a economia local, exige uma área de transporte muito menor, diminuindo o consumo de combustíveis fósseis e de embalagens, o que gera menos poluição. Essa prática também facilita a verificação de práticas sustentáveis das empresas contratadas.
Todo o nosso projeto paisagístico foi desenhado com espécies nativas, conservando ainda mais a biodiversidade do local. Utilizar essas espécies existentes e já adaptadas às condições de clima e solo do ecossistema pessoense, vai exigir menos manutenção e uso de recursos hídricos, já que são espécies que apresentam uma maior resistência a doenças e variações climáticas locais.
POLO TURÍSTICO CABO BRANCO
O Polo Turístico Cabo Branco está localizado em cenário de belezas naturais indescritíveis, um ambiente cercado por falésias, mar aberto e riqueza de fauna e flora. Trazer um empreendimento para fazer parte desse ecossistema é uma responsabilidade que precisa ser chamada para si por empresas verdadeiramente atentas e preocupadas com a manutenção dessa riqueza.
rESPONSABILIDADE AMBIENTAL
TAMBÉM PRECISA SER SOCIAL
JUNIO VASCONCELOS – Diretor geral Airy Hotels&Leisure
“João Pessoa já tem entrado no radar nacional como uma das melhores cidades para visitar e viver, e com a chegada do Acquaí Park&Resort, as perspectivas de crescimento e desenvolvimento da região serão ainda maiores.
Com mais de 700 milhões de reais investidos nesse projeto, estima-se que, em média, só o Acquaí Park movimente o turismo em João Pessoa com cerca de 1 milhão de visitantes por ano, gerando um grande impacto econômico na cidade com cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos.”